31.10.08

Intercon 2008: refletindo sobre inovação


Demorei a escrever este post, pois primeiro fiz outro texto para o novo site da Red Cube, que este ano levou todo o pessoal da produção para o Intercon. Foi um texto mais imparcial, que relata a visão de toda a equipe sobre o evento. Aqui vou focar mais na minha visão pessoal.


Aconteceu neste sábado, 25 de outubro, um dos eventos mais esperados do ano, o Intercon 2008, evento que reúne as maiores cabeças pensantes da web, apresentando projetos, tendências e idéias bem bacanas.

Cheguei ao Centro de Convenções Frei Caneca um pouco atrasado (como sempre), correndo, preocupado e tentando entrar no twitter pra ver o que o pessoal estava falando da abertura. O tempo que demorei pra fazer minha credencial foi incrível, mas até aí, nada comparável ao que estava por vir.

O evento iniciou com quase uma hora de atraso por conta de problemas técnicos, apresentando Stello Tolda, presidente do Mercado Livre. Não sei se foi minha ressaca, a maneira como Tolda falava ou ele tentar explicar a importância para das empresas terem um website hoje... mas não agüentei e fugi da palestra, fui tomar um café - desculpem talvez tenha sido bom, mas eu não vi.

Voltei a tempo de ver o início do grande diferencial do Intercon deste ano, as esperadas palestras simultâneas, onde do lado esquerdo acontecia o Intercon 2008 trazendo vários nomes da internet brasileira e do lado direito o FF08, que eram palestras mais curtas e mais objetivas com outros grandes nomes da web.

Aí começávamos a entender o motivo dos fones de ouvido e receptores de rádio que recebemos no início do evento. Eles tinham 4 canais (se não me engano, corrijam se estiver errado), onde o canal 1 era pro Intercon (lado esquerdo) o canal 2 era pro FF (lado direito) e os canais 3 e 4 eram para as oficinas técnicas de Photoshop e Programação, respectivamente.

A idéia era ótima, quando Fabio Seixas e Luli Radfahrer fazem a abertura ao mesmo tempo - sim falando ao mesmo tempo (!!!) - e você zapeando do canal 1 pro 2s e do 2 pro 1 e cada vez ouvia um deles... sim... aquilo era demais, mas...
Ahhh... tinha que ter um mas!

Os canais se misturaram, paravam de funcionar, recebiam interferência de rádios evangélicas, enfim, não funcionavam, fazendo Gil Giardelli da Permission que se apresentava no Intercon, ter que parar sua apresentação, deixando o palco livre para Cris Dias e Marco Gomes, que fizeram cada um no seu tempo, uma ótima apresentação.

Daí pra frente, as coisas deram muito errado, ao ponto de tirar o Luli do sério em alguns momentos (e com toda a razão, na minha opinião!).

Neste meio tempo ainda teve Deznecessários, que apesar de eu não me permitir fazer o trocadilho, era sim, dispensável, dado o atraso que já vínhamos passando.

Depois do almoço, apresentação do Sérgio Mugnaini, da Almap, sempre muito bom, com uma precisão cirúrgica em suas apresentações e depois, voltam as apresentações paralelas

E aí vem o grande momento do evento...

Alexandre Bessa, diretor de projetos da Gringo, falando sobre gerência de projetos de maneira muito interessante e apaixonada, disputava a atenção do público com Frederick van Amstel, que falava de Design de Interação e logo depois foi substituído por Ariel Alexandre, diretor de tecnologia da Videolog.tv.

Neste momento o áudio dos fones de ouvido funcionaram perfeitamente. Dava pra notar pessoas olhando para lados opostos, ouvindo palestras diferentes no mesmo espaço físico.
Eu zapeava freneticamente entre a palestra do Alexandre e do Ariel e por fim, posso afirmar que assisti as duas ao mesmo tempo.

O “bugs” no áudio ainda aconteciam, mas de uma maneira bem mais leve, com chiadeira, mas aceitável para a experiência maluca que estávamos tendo.

As melhores palestras, sem dúvida foram as que eram apresentadas no FF08, talvez pelos temas, talvez pelo dinamismo, mas elas impressionavam.

Principalmente as duas sobre empreendedorismo, apresentadas por Manoel Lemos da Webco e Daniel Heise da Direct Talk, este emocionou a platéia ao falar sobre a necessidade de estrutura na vida pessoal para empreender, finalizando com uma foto da esposa.

Sem dúvida, roubaram a cena da palestra do Intercon que acontecia simultaneamente com Alexandre Freire, especialista em Segurança da Oracle - ninguém estava no canal 1 onde ele falava de comportamento de usuários e segurança em portais.

Estes momentos, em que o sistema de palestras simultâneas funcionava e permitia que assistíssemos duas palestras ao mesmo tempo valiam a pena e nos fazia esquecer dos problemas técnicos.

Problemas técnicos que permearam o evento o tempo todo, com atrasos, problemas de áudio, problemas no telão, a terrível falha do wi-fi que deveria ser fornecido pela Dial Host e algumas crises de ego obeso que prefiro não comentar!

Registro por fim, neste texto que já está mais do que longo, que o evento numa visão geral, valeu a pena. A Red Cube levou todo o pessoal da produção e acho que foi um bom investimento... sempre voltamos com várias idéias de eventos assim.

Parabéns ao pessoal do Imasters, ao Luli e ao Fabio Seixas que trouxeram mais uma vez um evento bacana, criativo e muito inovador... mesmo que esta inovação tenha trazido alguns imprevistos ao andamento do evento.

* fotos de thiagomelo - http://www.flickr.com/photos/thiagomelo/

Nenhum comentário: