28.1.10

Cadê meu iPod, Submarino?

Começou com uma dica de um amigo do trabalho:

“Ipod Touch no Submarino ta barato pacas!!!”

Aterrisso por lá e confiro que o valor está bem abaixo do que deveria...

Erro do site? Cadastro errado?

Pouco provável, afinal, estamos falando do Submarino a “maior/melhor/topofmind e etc” loja on-line do país.

Sem demora, antes que acabasse o estoque, comprei o produto que prometia entrega em até um dia útil.



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Dia seguinte, nada de produto.

Atendentes no chat de suporte perdidos, dizendo que a compra estava sim validada, mas o produto “não estava liberado” seja lá o que isso signifique (não conversei no chat, outra pessoa que comprou me contou isso).

Dois dias depois (prazo de entrega atrasado em um dia) recebo o e-mail:



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Se me dissessem que tiveram um problema no site ou um problema no cadastro do produto eu até aceitaria, sei que pode acontecer, e aceitaria até mesmo comprar outra coisa com o valor, mas o e-mail acima repassa a culpa do erro pra mim.

Diz que EU comprei algo que eles não podem entregar, como se o absurdo de comprar somente a garantia do produto tivesse sido cometido por mim e não por eles.

Além disso, meu comprovante de pedido deixava clara a compra de um produto não de uma garantia:



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Então, respondi o e-mail, explicando que não aceitaria aquela argumentação, e que esperava por respostas mais claras:



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Pouco depois recebo uma mensagem automática (que seria a única resposta que eu receberia):



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Cobrei resposta duas vezes, ainda estou esperando e até agora nada, e já sei que vai ficar por isso mesmo, vou ter o valor estornado na próxima fatura de cartão, quem pagou com transferência de conta corrente já recebeu o valor de volta, mas isso me deixou com uma dúvida.

Até onde lojas virtuais podem fazer isso? Até onde podem vender algo que não podem entregar? Até que ponto podem anunciar um produto com um décimo de seu valor e depois dizer “Ahá, pegadinha do malandro!”

O que nós, meros consumidores mortais somos? Gado?

Teve problema com o mesmo produto ou com um parecido? Conta aí!

5 comentários:

Caio Michel disse...

Tive exatamente o mesmo problema... também comprei Ipod e me deram a mesma resposta, dizendo que não conseguiam acessar o meu pedido e etc.

Erro foi deles, quando um mercado ou algo do tipo expoe um preço errado, são obrigados a venderem pelo preço anunciado, acho que isso deveria valer para esses sites também!

Ainda mais um site do porte Submarino...

Pedrovisky disse...

Leo (e Caio).

Assim como existe o código de defesa do consumidor para proteger o consumidor também há o código para proteger os vendedores de usuários picaretas.
Não estou dizendo que vocês o são. Longe disso. Mas vocês concordam comigo que há sempre os mal intencionados que se acham os espertões e acham que a Lei de Gérson anula todas as outras.

Era óbvio que se tratava de um erro do site. Vocês mesmos tinham total consciência disso quando fizeram a "compra".

E por se tratar de um ERRO MOMENTANEO de TECNOLOGIA no site, a loja não é obrigada a entregar a mercadoria. Foi o mesmo caso que aconteceu com a fnac recentemente.

Eles erraram sim em não admitir que foi uma falha do site deles e ao inventar uma desculpa esfarrapada jogando a culpa pra cima de vocês. Eles não foram transparantes, o que só prejudica ainda mais a imagem deles. Mas não esperem jamais receber por esse iPod.

LeoPalagi disse...

Pedro,

Não sei da existência de um código de "defesa de vendedores contra usuários picaretas".

Inclusive, no Código de Defesa do Consumidor (esse existe!), há uma defesa clara que obriga o vendedor a cumprir anúncio que faz. Está no artigo 30, confere lá!

O caso da Fnac, é - como em toda leia brasileira - uma exceção à regra, onde, apoiados na máxima de que uma “regra jurídica nunca deve produzir o absurdo, ou algo que não seja minimamente razoável” o Procon e outros órgãos pressionaram a desobrigação da venda das TV´s por R$10,00, o que foi julgado como uma decisão correta pelos especialistas.

Mas veja que é uma EXCEÇÃO!

A regra é vender o que está anunciado. SEMPRE!

Devemos ter cuidado ao dizer que consumidores são picaretas, “Gersistas” ou agem de má fé.

Primeiro que no Código de Defesa em NENHUM momento é apontado que há uma exceção ao artigo 30.


Abusar desta “exceção” pode levar a dificuldade de julgamento pelo consumidor, pois até que ponto é promoção e quando se torna erro? E sou eu (consumidor) quem deve avaliar isso?

E ainda tenho mais sobre isso... Se a lei é para todos, por que eu nunca pude alegar “falha no sistema” quando fiquei devendo em faculdade ou crediários?!?

Então na concepção destes caras, quando estou devendo sou cobrado ferrenhamente, mas se ele (empresa) é quem deve ele alega erro e fica por isso mesmo?!?

Não concordo com isso de maneira nenhuma.

Esperava uma capacidade de gestão de crise muito maior do Submarino, mas o que tive foi uma tremenda falta de respeito da parte deles!

Então, vamos deixar de ser GADO e começar a discutir este assunto de corporações X povo de uma maneira mais séria, pois nós, garotos da internet, estamos vendendo por aí que vivemos a época da “mão dupla” onde corporação ouve consumidor, mas me senti numa mão única e sem saída com o Submarino!

Hank disse...

E aí cara, recebeu o iPod?
Tem que botar a boca no mundo mesmo. Aqui no Brasil consumidor é sempre feito de palhaço e quem não berra fica sem os direitos.
Cheers,

Hank

Palazo disse...

Leo Palagi,

Creio que seria uma grande oportunidade de levar o caso para o procon analisar e dar o parecer deles. Provavelmente vc recebeu um e-mail com a confirmação da compra, ou tem a conversa pelo chat gravada e isso e com esses dados o Procon pode se pronunciar sobre os seus direitos como consumidor.

Fiquei curioso, e quero saber a resposta dessa novela.

Grato
Roberto Nunes